Os problemas do veganismo para os veganos iniciantes



Minha transição com o veganismo está passando por um processo conturbado. Li que no começo é um pouco confuso e complicado mesmo de lidar com essa "nova fase". Percebi que além de ter que lidar com meus problemas interiores, também tenho que lidar com os problemas, principalmente as críticas, dos outros que não aceitam a mudança alheia. 
Considero tanto o vegetarianismo quanto o veganismo, exemplos de contraculturas, porém o veganismo vai um pouco além por sair da base alimentar e passar a controlar seu estilo de vida. Pra quem não sabe a diferença entre os dois, indico um ótimo documentário brasileiro chamado "Veganismo - Além do Prato", ele foi realizado por estudantes da Universidade Anhembi Morumbi e está disponível no youtube. Voltando ao assunto, justamente pelo veganismo sair do patamar alimentar para se instalar em outros é que começam os problemas.
Como esse estilo de vida foge totalmente dessa linha do consumismo capitalista e da industrialização, as pessoas que, assim como eu, estão se iniciando nesse meio, começam a ver o mundo com outros olhos, percebe-se que a sociedade está presa em uma total alienação feita para sua auto destruição; isso é triste, muito triste, todos os dias um sentimento de tristeza me consome quando saio de casa, ou até mesmo quando ligo a televisão. Estamos cercados por alimentos e produtos que agridem nossos corpos e nosso mundo, e infelizmente muitos não fazem idéia disso, tenho que me deparar constantemente com pessoas à minha volta reclamando da falta de água enquanto comem um pedaço de bife. A verdade, é que mal sabemos que com tão pouco, podemos viver muito bem. 
Um dos argumentos que mais escuto contra o veganismo é que nossa dieta "restrita" é bastante cara. Porém para os infortunos, desde que comecei o processo vegano, percebi que gasto muito menos do que antes, e com coisas essenciais. Meus gastos diminuíram quase 50%. Tenho muito mais frutas e legumes na geladeira, do que pedaços de carnes que custam em média R$30, e pra quem não sabe, existe uma variedade enorme de legumes e frutas por aí ok?! Não nos resumimos apenas a alface, queridos. Como o veganismo também tem muito a ver com a questão do "minimalismo", e de perceber que todas as coisas que você consumia antes só serviam para gerar dinheiro e não para o seu bem-estar, também diminui muito os gastos com produtos de cosméticos, e há muitas receitas "naturebas" no youtube ou em blogs sobre isso. Já substitui minha pasta de dente, meu desodorante, meu hidratante corporal e larguei de mão até o queredinho shampoo, atualmente só lavo meu cabelo com água, sim água! Quanto mais você aprende, mais você tem a aprender e a ensinar. 
Acho que um problema que me consome muito ainda é a questão dos ingredientes e da composição dos produtos. Como assim?! Bom, sempre que vamos comprar alguma coisa, seja em mercado, farmácia, internet etc, temos que olhar e nos informar sobre o que está por trás dela. Eu ainda sou muito perdida nesse requisito, muitas vezes esqueço de olhar, ou não sei o que significa os químicos que estão presentes nos produtos, então obviamente, virei a "louca das embalagens", passo meia hora lendo as coisas e até mesmo pesquisando no google. Se você também sofre com essa paranóia e já foi chamado de "chato", "fresco", "enjoado", "louco", saiba que você está certíssimo! Descobri recentemente uma lista de ajuda feita pelo "TrollVegano", um grupo para veganos iniciantes, no facebook. Essa lista basicamente contém várias marcas que fabricam e vendem produtos veganos bem acessíveis do tipo que você encontra em qualquer mercado, e o melhor de tudo é que ela é atualizada SEMPRE! Pra quem não está no grupo do facebook, a lista também pode ser encontrada online em pdf, achei essa aqui no site do Cultura Veg. Você pode pesquisar de acordo com o mês e ver se já está disponível. Além disso também tem o instagram/blog da Morena Bertuzzi (theveganchemistry), que é um das minhas fontes mais seguras e favoritas sobre veganismo, ela está sempre postando informações sobre agentes químicos que fazem mal à saude, e também dando dicas valiosas sobre alimentação saudável, acessível e receitas práticas para o dia-a-dia.
Voltando ao assunto das críticas alheias, é diariamente que sofro com as pessoas à minha volta querendo me impor que estou errada, que não sei o que estou fazendo. Isso me faz lembrar muito de uma frase de um filósofo que admiro, Schopenhauer disse uma vez que "Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada. No segundo, é rejeitada com violência. No terceiro, é aceita como evidente por si própria". Desde que tornei esse frase meu próprio mantra, parei de me estressar com as pessoas. Cada um tem seu tempo, ajudo como posso, tentando explicar, tem quem aceite, tem quem não aceite. Como eu ja disse antes, me entristece muito, mas não podemos fazer muito pelos outros não é mesmo? Cada um ajuda como pode.
É isso! Comentei sobre ALGUNS de muitos probleminhas que, nós veganos iniciantes, passamos. Somos constantementes dominados por perguntas como "Que planta é essa?", "Quais os benefícios desse chá?", "Tem problema comer isso?", "Qual a diferença nutricional entre os grãos?" etc. Futuramente irei postar um pouco mais sobre o minimalismo nos gastos e os produtos caseiros que substitui pelos industruializados, além de muito mais.
Veganismo além de tudo é ter força e coragem, é abrir o corpo e a alma para sentimentos que muitos não conhecem, como o amor, não numa forma individualista, o amor por todos os seres e todas as coisas, e acima de tudo, o amor por nós mesmos.  

Comentários